Ser curioso, buscar novas experiências, colaborar com os outros e estar disposto a errar são algumas das chaves para liberar o potencial criativo.
Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2025, Manaus se um a outros 65 para realizar o maior festival colaborativo de Economia Criativa do mundo cidades. Trata-se do Dia Mundial da Criatividade 2025 (Dia Mundial da Criatividade – WCD), que ocupará cinco grandes espaços da cidade com mais de 100 atividades nos formatos online e presenciais, totalmente gratuitos, entre shows, palestras, rodas de conversa e workshops, além de uma feira criativa.
As atividades serão realizadas no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), na Faculdade Martha Falcão Wyden, no SebraeLab, no Casarão de Ideias e na Galeria 07, os anfitriões locais do Dia Mundial da Criatividade Manaus 2025.
Entre as atividades que serão organizadas dentro do Bosque da Ciência durante os três dias de evento estão “Atualização sobre vacinação segura”, “Manejo e conservação de espécies”, “Anatomia animal, na prática” e “Promoção em saúde em cuidados paliativos na assistência à saúde humanizada”.
Para se inscrever basta acessar o link https://worldcreativityday.com/brazil/manaus/activities que dá acesso a todas as atividades com dados, horários e locais de realização, escolha quais/quais atividades você deseja participar e realizar a inscrição individualmente em cada uma.
O que é o Dia Mundial da Criatividade?
O Dia Mundial da Criatividade (Dia Mundial da Criatividade – WCD) é um festival colaborativo que acontece anualmente na semana do dia 21 de abril, para conscientizar sobre a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas no que diz respeito ao avanço das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, também conhecidas como “metas globais”.
“O Inpa, como anfitrião do WCD Manaus 2025, reafirma seu compromisso com a ciência, inovação e sustentabilidade na Amazônia”, destaca o pesquisador Jorge Porto, chefe de gabinete do Inpa. Ele ressalta que a participação do instituto no evento fortalece sua atuação na promoção da Economia Criativa e na oportunidade concreta de conectar ciência e sociedade, promovendo diálogos e parcerias que podem gerar soluções reais para os desafios da região.
“Ao abrir suas portas como hospedadas e oferecer uma programação diversa no Bosque da Ciência, o Inpa reafirma seu papel como articulador da Economia Criativa na Amazônia, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação local e ampliando a visibilidade internacional de Manaus como um território de ideias, tecnologias e saberes que nascem da floresta”, descobriu Porto.
O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa reconhecida pela ONU por meio da Resolução 71/284, que institui o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento acontece simultaneamente em diversos países e coloca a criatividade no centro do debate sobre educação, empreendedorismo, cultura e tecnologia.
Fonte – Ascom
Foto – Ascom/Divulgação
Deixe um comentário