A tilápia pode ocupar o lugar do frango?

Saborosa, versátil e de fácil digestão — os benefícios da tilápia vão além dos oferecidos para o nosso organismo.

A tilápia é um peixe de carne macia e sabor sem igual, podendo fazer parte de inúmeras receitas e indo do petisco ao prato principal.

A popularidade é tanta, que a cada três peixes consumidos no Brasil, um é tilápia, conforme o IBGE.

Vale destacar, que assim como outros pescados, a recomendação é inserir na dieta no mínimo duas vezes por semana, segundo nutricionistas.

Benefícios da tilápia

A tilápia tem poucas calorias e bastante proteína e minerais, sendo uma forte aliada para quem quer ganhar massa magra e perder peso.

Além disso, estudos têm mostrado como o peixe contribui para o desenvolvimento cerebral das crianças, assim como ajuda na memória e reduz a incidência de depressão e risco de Alzheimer.

O pescado ainda é capaz de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a nutricionista e pós-doutoranda do Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde da USP, Jessica Levy.

Produção de peixe

Com diversos benefícios, sabor e preço que ainda cabe no bolso, a tilápia é a proteína que mais cresce no mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Entre 2022 e 2023, o avanço foi de 3,1%.

O pescado representa 65% do cultivo total de peixes no Brasil, que em 2023 somou 887 mil toneladas e gerou uma receita de R$ 9 bilhões. Segundo a Peixe BR, atualmente o país é o quarto maior produtor dessa espécie, com 8% do volume total. Na primeira posição está a China, com mais de 30% da produção.

Tilápia vai ocupar o lugar do frango?

Por enquanto isso não deve acontecer e o frango deve continuar em evidência, afinal o consumo de pescado ainda é bem inferior ao de aves no Brasil.

No entanto, Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, acredita que a tilápia pode começar a competir com as aves em algum momento. “Daqui a 20 ou 30 anos, provavelmente a tilápia vai competir com o frango”, afirmou ao Agro Estadão.

Isso é possível porque o peixe é um produto fácil de processar e pode ser entregue fresco ou congelado ao consumidor. A tilápia, inclusive, já virou ingrediente principal de salsichas, embutidos e patês.

Fonte – AviSite

Foto –  CBA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *