Gorduras boas na alimentação – quais são, por que fazem bem e como

O hábito de consumir Fast Foods e substituir refeições completas acaba prejudicando o funcionamento do corpo.

Queremos conversar com você e propor um desafio ao seu paladar: que tal incluir mais gorduras do bem no seu dia a dia? Já pensou em um macarrão com molho de abacate? Ou uma salada colorida com um toque mediterrâneo, cheia de sabor? Arrisque! Prepare as receitas abaixo para você e sua família. Vale a pena — os sabores são surpreendentes, deliciosos e fáceis de fazer, e aumentam a imunidade!

Afinal, com a mudança de estação — falo do outono e, logo em seguida, do inverno — nosso organismo, em qualquer fase da vida, costuma responder com sintomas desafiadores: coriza, gripes, indisposição, entre outros. Como está sua gripe hoje? E seus exames, como andam os níveis de vitaminas, sais minerais, entre outros?

Consumir essas gorduras boas em todas as fases da vida deve ser uma prioridade, especialmente na velhice. Muitas vitaminas e compostos benéficos dos alimentos são lipossolúveis, ou seja, precisam da presença de gordura para serem absorvidos pelo nosso corpo. Como costumo dizer: “as gorduras andam de braço dado com muitas vitaminas”. Elas ajudam na produção hormonal, na manutenção da atenção, do humor e da energia. Além disso, fortalecem nosso sistema imunológico.

E ao se pensar em gorduras saudáveis, logo lembramos do azeite de oliva extra virgem, das azeitonas, do abacate (preferencialmente o tipo avocado). Podemos incluir também a gordura de coco e várias sementes oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e chia.

O mais importante é garantir o consumo dessas gorduras de forma equilibrada, dentro de preparações saborosas. Experimente nossas sugestões com abacate, por exemplo — você pode se surpreender com o resultado!

Comida é remédio

Especialmente quando natural, mas só faz efeito se o corpo estiver apto a absorver seus nutrientes. Nossos corpos são inteligentes. Se estivermos estressados ou apressados, eles não priorizam a digestão. Comer andando, dirigindo ou no meio de uma reunião não é o ideal. O hábito de consumir Fast Foods e substituir refeições completas (ricas em proteínas, vegetais, grãos, fibras…) acaba prejudicando o funcionamento do corpo.

Com o tempo, surgem sintomas como úlceras, prisão de ventre, dores de cabeça e até desânimo. Estudos comprovam que mastigar bem e sentir prazer ao se alimentar são hábitos que fazem toda a diferença para uma saúde duradoura.

Afinal, o que são as gorduras do bem e onde encontrá-las?

As chamadas gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (gorduras do bem) estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal, como óleos vegetais, nozes, sementes, abacates, e também em peixes gordurosos. Elas são benéficas para o coração e para a saúde toda, pois ajudam a manter as artérias limpas e funcionais. Os famosos ômega-3 e ômega-6 também fazem parte desse grupo.

Não vamos entrar em detalhes técnicos sobre a classificação nutricional das gorduras, pois nosso objetivo aqui é outro: é incentivar a fazer boas escolhas alimentares, com refeições saborosas, nutritivas e que promovam bem-estar.

Conheça os alimentos de gorduras saudáveis

Azeite de oliva: – Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva é excelente para temperar saladas, preparar molhos ou cozinhar em fogo baixo.

Abacate: – Fonte de gorduras monoinsaturadas e vitaminas. Pode ser utilizado em saladas, smoothies ou como pasta (guacamole).

Sementes de chia e linhaça: – Ricas em ácidos graxos ômega-3. Podem ser adicionadas a iogurtes, smoothies ou mingaus.

Nozes e castanhas: – Contêm uma combinação de gorduras saudáveis e proteínas. Ótimas como lanche ou adicionadas a saladas.

Peixes gordos (como salmão e sardinha): Excelentes fontes de ômega-3 e podem ser grelhados, assados ou usados em saladas.

Dica: Aprenda a ler rótulos que ajudará no consumo de uma alimentação mais consciente e saudável.

Incluir gorduras saudáveis na sua alimentação não é apenas uma questão de sabor, mas de saúde e longevidade. Ao priorizar ingredientes naturais e preparar suas refeições com atenção e prazer, você fortalece o corpo e a mente. Faça das boas gorduras suas aliadas e experimente novos sabores sem medo. Seu corpo agradece — com mais disposição, imunidade, equilíbrio e vitalidade em qualquer estação do ano.

Fonte – Portal do Envelhecimento

Fotos- Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *