II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar da Uninorte — que este ano traz como tema “A defesa de direitos fundamentais e meio ambiente na Amazônia.
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar, evento realizado pela UNINORTE. Ele acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques – Etapa 2, localizado na Rua Jornalista Flaviano Limongi, s/n, no bairro Flores. Considerado o maior encontro jurídico do Estado, o Congresso é voltado para acadêmicos e profissionais da área de Direito e promete ser um marco na região.
O tema deste ano é “O impacto das decisões jurídicas no futuro da Amazônia” e o Congresso aborda questões atuais e de extrema relevância para os cenários jurídico nacional e internacional. O evento busca promover uma abordagem interdisciplinar sobre as conexões entre diferentes ramos do Direito e diversas áreas do conhecimento, com ênfase na importância da Amazônia para o futuro do país e do planeta.
Programação e inscrições
A abertura oficial acontece em 22 de maio, às 19h30. Nos dias 23 e 24, as palestras ocorrem das 8h15 às 17h50, com renomados especialistas abordando questões que envolvem direitos fundamentais, desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia. As inscrições devem ser feitas por meio do link www.conheca.sereducacional.com/direito-manaus.
O Congresso conta com a presença de figuras de destaque no cenário jurídico nacional. Entre os palestrantes confirmados, estão Yara Lins, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; Breno Medeiros, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho; Jomar Saunders Fernandes, Desembargador Presidente eleito do Tribunal de Justiça do Amazonas; e Maria Elizabeth Rocha, Ministra do Superior Tribunal Militar. Os temas abordados são, respectivamente, “Desenvolvimento sustentável na Amazônia: entre o progresso econômico e a proteção ambiental”; “Trabalho escravo na Amazônia: responsabilização empresarial e a efetividade da lei”; “Amazônia em risco: direitos humanos, conflitos socioambientais e o papel do Estado”; “Representatividade feminina no Poder Judiciário”.
O reitor da UNINORTE, Bruno Morais, destaca a magnitude desse evento para a formação dos alunos e o fortalecimento do ensino jurídico na Instituição. “O II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar é uma oportunidade ímpar para a vivência dos nossos alunos e o aprimoramento para todos os profissionais da área jurídica. Além de proporcionar um aprendizado valioso, ao trazer grandes nomes do Direito para Manaus, o evento permite que nossos estudantes estejam em contato direto com debates de altíssimo nível sobre temas essenciais para a nossa região e o Brasil. O networking será uma das grandes vantagens, permitindo a ampliação de perspectivas, o compartilhamento de experiências e a construção de novas conexões com os protagonistas do cenário jurídico brasileiro”.
A Amazônia, como um patrimônio ambiental e social de relevância global, enfrenta desafios jurídicos e socioambientais que exigem soluções inovadoras e sustentáveis. O Congresso é um espaço privilegiado para discutir como o Direito pode atuar na defesa dos direitos fundamentais e na preservação sem comprometer o desenvolvimento econômico da região.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom
Deixe um comentário