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O que é e-commerce? Veja dicas para montar o seu

Existem vários motivos para montar um e-commerce — seja para iniciar um novo negócio, seja para lojas físicas que ainda não têm presença digital.

Você já pensou em vender seus produtos ou serviços online? O ecommerce representa uma grande oportunidade de expandir os negócios e alcançar novos clientes, especialmente no cenário digital atual, mas muitos empreendedores ainda resistem a ingressar no mundo das vendas pela internet. Muitas vezes, essa resistência se dá devido ao desconhecimento e ao pensamento de que esse processo é muito burocrático e complexo.

Pensando nisso, decidimos criar este conteúdo para desmitificar o conceito de ecommerce. Considere este artigo como um guia para quem deseja saber mais sobre comércio eletrônico de forma acessível e em poucos passos. Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas a respeito de lojas online e suas vantagens!

Índice

O que é ecommerce e como ele transforma negócios
Primeiros passos essenciais como montar um ecommerce de sucesso
Definição do nicho de mercado
Escolha da plataforma de Ecommerce
Criação da loja virtual
Meios de pagamento
Logística e envio
Marketing e divulgação
Além da loja virtual, outras soluções da Cresol para empreendedores digitais
Seu ecommerce no caminho da prosperidade
O que é ecommerce e como ele transforma negócios
O conceito de ecommerce, ou comércio eletrônico, diz respeito ao processo de compra e venda de produtos ou serviços pela internet. Existem diversos tipos de e-commerce, conforme o público a que se destinam.

Os negócios mais comuns na internet são os B2C (Business to Consumer), ou seja, de empresa para consumidor. É um tipo de comércio eletrônico em que o alvo é o consumidor final, pessoa física que deseja adquirir produtos ou serviços de uma empresa pela internet.

Mas também existem negócios B2B (Business to Business), em que uma empresa vende seus produtos ou serviços para outra empresa.

E um modelo que tem ganhado muito destaque é o C2C (Consumer to Consumer), em que um consumidor vende para outro consumidor, geralmente com o intermédio de alguma plataforma, os chamados marketplaces – pense nos casos do Mercado Livre, do Enjoei ou da Estante Virtual, entre outros exemplos.

Existem vários motivos para montar um ecommerce, seja para novos negócios, seja para lojas físicas que ainda não têm presença digital.

Entre as principais razões de investir em vendas online estão o alcance de um público maior, a disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana, a redução dos custos operacionais em comparação com comércios físicos, a possibilidade de personalização da experiência do cliente e a coleta de dados para insights de marketing.

Com tantas vantagens, é bem provável que você, nesse momento, esteja com vontade de expandir seus negócios e começar a atuar pela internet. Para facilitar esse processo, traremos dicas imperdíveis no próximo tópico.

Primeiros passos essenciais: como montar um ecommerce de sucesso
A seguir, confira nosso guia prático para empreendedores que desejam iniciar suas operações no ecommerce. Siga os passos abaixo:

Definição do nicho de mercado
Para começar, é essencial escolher o nicho de mercado. Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado e identificar qual público se pretende alcançar, bem como produtos ou serviços para os quais haja bastante demanda.

É claro que isso é muito mais simples quando a empresa já existe e apenas planeja expandir seus negócios para o ambiente digital (apesar de a internet trazer novos públicos em potencial). Porém, novos negócios deverão definir o nicho em que irão atuar e seu público-alvo.

Escolha da plataforma de Ecommerce
Escolhido o nicho, é hora de decidir qual será a plataforma de ecommerce utilizada para vender os produtos. Existem várias opções no mercado atualmente, sendo as mais famosas a Shopify, o WooCommerce, a Nuvemshop, entre outras.

É importante pesquisar as características e os diferenciais de cada plataforma, e levar em conta critérios como o custo, as funcionalidades oferecidas e a escalabilidade na hora de fazer sua escolha.

Criação da loja virtual
Após escolher a plataforma mais adequada para vender seus produtos ou serviços, chegou a parte mais divertida do processo: a criação da loja virtual! Aqui, a criatividade pode brilhar, mas sempre levando em conta também a funcionalidade do site.

Um design atraente, alinhado com a identidade visual da marca, é essencial para conquistar os clientes. Além disso, é preciso pensar em questões referentes à usabilidade e à experiência do usuário. Isso quer dizer que, além de bonito, o site deve ser fácil de navegar e ter um processo de compra claro. Isso evita que os clientes desistam da compra devido a dificuldades de navegação.

Proporcionar a melhor experiência possível, desde o primeiro acesso até o clique no botão “comprar”, é a forma mais eficiente de conquistar e fidelizar o público, tornando a loja ainda mais competitiva no mercado.

Meios de pagamento
Os meios de pagamento oferecidos podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma loja online. É fundamental oferecer o máximo de conveniência para os clientes, e isso está ligado a aceitar diversas formas de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito (de preferência com possibilidade de parcelamento) e débito, Pix, depósito, carteiras digitais, entre outros.

Além da variedade, também é preciso pensar na segurança dos meios de pagamento. Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata das transações financeiras dos consumidores.

Logística e envio
Outro ponto importantíssimo para o sucesso de um ecommerce é a logística. É necessário que o envio seja rápido e eficiente, com um preço justo que não afugente os clientes na hora de concluir a compra.

É possível utilizar o serviço dos Correios, inclusive firmando parcerias para diminuir os custos de envio. Há várias formas de envio disponíveis, como PAC, SEDEX, entre outros. Outra possibilidade é trabalhar com transportadoras privadas.

A dica é oferecer várias formas de entrega, das mais baratas e com prazo mais longo até as mais caras e com prazo mais rápido, para que o cliente escolha a que lhe for mais conveniente. O importante é ter um sistema de logística eficiente, para que as mercadorias cheguem intactas e rapidamente aos consumidores. Afinal, a agilidade e a segurança na entrega também fazem parte da experiência do cliente com a loja.

Marketing e divulgação
Por fim, não basta estar com a loja pronta e abastecida com produtos incríveis. É preciso que o seu público saiba que ela existe. Para isso, é importante lançar mão de ferramentas de marketing e criar estratégias de divulgação eficientes.

O marketing digital, nesse sentido, pode ser de grande valia, pois é uma solução relativamente barata e muito eficiente para promover o ecommerce, atrair clientes para o site e impulsionar as vendas.

Uma estratégia acessível traz ótimos resultados é otimizar o site para SEO, focando em palavras-chave estratégicas para o negócio para atrair tráfego orgânico para o site. O e-mail marketing também é um instrumento ainda muito eficaz para divulgar a loja, seus produtos e eventuais promoções.

Produzir conteúdo em um blog corporativo e nas mídias sociais também é uma prática que costuma ser muito bem-sucedida. Inclusive, é possível usar as mídias sociais da loja para divulgar promoções, promover produtos, dar dicas aos seguidores e mostrar as mercadorias em uso, entre outras abordagens.

Pode valer a pena também firmar parcerias com influenciadores digitais que atuem no nicho de sua loja, para que eles falem e mostrem os produtos em suas redes e incentivem os seguidores a conhecerem a loja.

E, é claro, é sempre interessante investir em mídia paga para atrair mais tráfego qualificado e fomentar as vendas do site, promovendo ofertas e descontos, divulgando os produtos na internet e criando ações para levar as pessoas para a loja.

Se você não sabe como fazer tudo isso, uma solução é contratar uma agência especializada ou profissionais qualificados para ajudar. Se as estratégias forem bem-sucedidas, o investimento logo se paga.

Além da loja virtual: outras soluções da Cresol para empreendedores digitais
Agora que você já sabe passo a passo como montar um ecommerce de sucesso, é hora de conhecer outras soluções que podem ajudar seus negócios a decolarem. A Cresol pode ser uma parceira para empreendedores que atuam no ecommerce.

Uma das soluções que a Cresol oferece aos empreendedores digitais é a conta PJ, com cartão empresarial, que facilita a gestão financeira do negócio online. Por menor que seja a sua loja, e mesmo que o negócio ainda esteja começando, é importante desde o início separar as contas PF e PJ. Isso ajuda na administração das finanças e evita muitos problemas no futuro.

Além disso, a Cresol também oferece soluções como cobrança bancária e máquinas de cartão. Assim, os empreendedores conseguem oferecer uma grande variedade de meios de pagamento no ecommerce, trazendo mais conveniência e praticidade para os clientes e, consequentemente, aumentando suas vendas.

Outro benefício oferecido pela Cresol é o crédito para capital de giro, essencial sobretudo no início de um novo negócio. É o apoio financeiro que os empreendedores precisam para investir no crescimento do ecommerce e alçar voos mais altos.

Seu ecommerce no caminho da prosperidade
Como vimos, o ecommerce tem um enorme potencial para fazer os negócios decolarem, pois permite alcançar um público mais amplo (já que é possível vender para todo o Brasil e até para o resto do mundo). Assim, as vendas aumentam e o faturamento da loja também. Que tal explorar a possibilidade de vender online e levar seu negócio a um novo patamar? A Cresol pode ajudar nessa empreitada!

A Cresol oferece um conjunto de soluções para apoiar o empreendedor. Quer saber como a cooperativa pode ajudar a impulsionar seus negócios digitais? Então visite o nosso site e conheça melhor as nossas soluções!

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

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