Projeto E+ Reciclagem impulsiona a sustentabilidade no Pará com mais de 1,3 toneladas de resíduos coletados no 1º trimestre de 2025

Iniciativa da Equatorial Pará troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz.

No primeiro trimestre de 2025, o projeto E+ Reciclagem, do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Pará, alcançou resultados expressivos com a coleta seletiva. A iniciativa, que promove a preservação ambiental por meio da troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz, arrecadou mais de 1.300 toneladas de resíduos até março e bonificou 1.038 clientes com mais de R$ 24 mil em descontos.

Vale destacar que mais de 1.300 toneladas de resíduos coletados abrangeram cerca de 4.917 toneladas de dióxido de carbono (CO²) que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Esse número também representa que cerca de 14.500 árvores que deixaram de ser cortadas por conta da reciclagem dos materiais.

Durante o trimestre também foram recolhidos cerca de 654 kg de óleo de cozinha, que deixaram de ser despejados em rios e éguas, por exemplo.

O projeto

O programa pretende conscientizar a população paraense sobre a preservação do meio ambiente, incentivando a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz. Atualmente existem postos de Reciclagem E+ em Belém, Ananindeua, Castanhal, Altamira e Santarém.

De acordo com Pricila Hinvaitt, analista da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, o projeto tem um papel essencial na promoção da consciência ambiental, ao estimular práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos.

“Com o E+ Reciclagem, a Equatorial reforça seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo à população a oportunidade de participar da coleta seletiva e contribuir com a preservação do meio ambiente. A iniciativa, além de ambientalmente responsável, também gera vantagens para a população, como descontos na conta de energia”, afirma Pricila.

O E+ Reciclagem aceita resíduos como papel, plástico, metal, óleo de cozinha e eletrônicos com placas que podem gerar bônus para a fatura de energia do cliente ou repassados para alguma entidade beneficente sem fins lucrativos, para isso é só apresentar o número da Conta Contrato da instituição. A distribuidora recebe esses materiais e encaminha as empresas de reciclagem. Além disso, nos também postos são aceitos potes de vidro doados à Santa Casa.

Posts em obras

A distribuidora de comunicação à população de Belém que dois postos da E+ Reciclagem está em reforma por um período de 90 dias. O posto localizado no bairro do Guamá, na Praça Benedito Monteiro, e o posto situado na Avenida Augusto Montenegro, em frente à sede da Equatorial. As melhorias visam aprimorar os serviços oferecidos.

Fonte – Ascom

Foto – Dilvulgação/Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *