O curso será em formato on-line, com quatro horas de duração e concederá horas complementares para estudantes e demais específicas em aprendizagem mais sobre IA generativa.
Com o advento da Inteligência Artificial (IA), momento em que o mundo discute a influência dessa tecnologia em todas as áreas, o jornalismo está entre as profissões que estão sendo impactadas por essa nova ferramenta. E, para entender melhor e facilitar essa transformação na profissão, acontece no dia 31 de maio, o Workshop de Jornalismo e Inovação, com o Tema: “Inteligência Artificial – Ética e Impactos na Profissão”.
O Workshop pretende levar capacitação e qualificação aos profissionais, estudantes de Comunicação Social e demais assuntos específicos, em relação às diversas funcionalidades que uma IA generativa pode proporcionar na execução de atividades do dia a dia, agregadas à ética e aos preceitos do jornalismo.
O curso terá duração de quatro horas, será realizado em formato on-line e oferecerá aulas teóricas e práticas para quem tiver interesse em aprender mais sobre o uso responsável da IA generativa. Mais informações e inscrições podem ser acessadas por meio do perfil no Instagram: @sambrosiocomunicacao ou pelos telefones: (92) 98151-8252/ (92) 98161-6519.
O evento faz parte da 4a Edição da iniciativa “Workshop de Jornalismo e Inovação” que possui, há alguns anos, um histórico em oferecer cursos livres e capacitação para profissionais e estudantes de jornalismo em Manaus.
“Essa 4a edição partiu de uma inquietação minha ao observar que o mundo todo está nessa corrida da IA, se capacitando e se aprimorando para lidar com essa ferramenta cada vez mais presente no nosso dia a dia. E, nós, enquanto profissionais do jornalismo, não podemos ficar só olhando essa corrida passar na nossa frente”, explica a jornalista Sidia Ambrosio especialista em Jornalismo Científico e criadora da iniciativa “Workshop de Jornalismo e Inovação”.
Sindicato
O Workshop terá uma parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SINJOR/AM) que concederá certificado de horas complementares aos participantes específicos.
“Vejo essa iniciativa (Workshop) bem importante porque cremos que nenhuma nova tecnologia, como a Inteligência Artificial, possa substituir a criatividade e o senso crítico que carrega cada profissional no fazer diário jornalístico. No entanto, entendo a necessidade do acompanhamento e atualização das técnicas pelos jornalistas, necessário para que o uso da IA aconteça com o foco em melhorar a qualidade da informação, preservando a atualização e a ética no jornalismo”, aponta Wilson Reis, presidente do SINJOR/AM.
A doutoranda em Informática pelo Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla Pereira, que é uma das facilitadoras do Workshop de Jornalismo e Inovação, destaca a necessidade de preparo profissional para enfrentar o novo cenário no mercado.
“Saber aplicar a IA generativa é cada vez mais essencial em qualquer profissão, pois ela apoia o processo de trabalho, amplia nosso foco estratégico, entre outras funcionalidades. Estar preparado para integrá-la é um passo importante para se manter no mercado”, reforça Karla.
Jornalismo e IA
Nos países desenvolvidos, já existem leis e regulamentações sobre o uso da Inteligência Artificial generativa, como no caso da União Europeia que oficializou a primeira lei abrangente no criar uma regulamentação específica para o uso mundial ético e sustentável da IA
Em 2023, o Parlamento Europeu regulamentou a Lei de IA que consiste em garantir que os sistemas de IA utilizados sejam seguros, transparentes, rastreáveis, não discriminatórios e respeitadores do ambiente. Além disso, os sistemas de IA devem ser supervisionados por pessoas, em vez de serem automatizados, para evitar resultados específicos.
No Brasil, o Governo ainda caminha, a passos lentos, em relação à regulamentação da Inteligência Artificial generativa. Recentemente, no dia 13 de maio de 2025, o Governo brasileiro publicou no Diário Oficial da União (DOU), a criação do Grupo de Trabalho que será responsável por gerenciar e acompanhar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom
Deixe um comentário